quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Björk cria fundo para ajudar a Economia Islandesa!



Notícia pouco surpreendente, pelo menos para mim, o facto de a cantora Björk ter criado um fundo económico para ajudar o seu país a enfrentar a crise que atravessa. A cantora criou um novo fundo de capital com o seu próprio nome, com o objectivo de atrair capital de investidores para o seu país, de modo a sair da crise e enfrentar com outra postura os graves problemas que o Sistema Internacional atravessa.
Este fundo pretende captar diversos investimentos para projectos empresariais caracterizados pela sustentabilidade e inovação. Surgiu de uma parceria entre a cantora e a empresa financeira Audur Capital (constituída unicamente por mulheres).
A própria empresa tinha como capital inicial 100 milhões de coroas islandesas, o que corresponde a meio milhão de €uros.
Pretende-se ajudar na recuperação da própria economia, que está prestes a entrar na bancarrota graças aos efeitos da crise financeira e/ou económica, depois do Governo Islandês ter nacionalizado o sistema financeiro e a coroa islandesa ter sofrido uma drástica desvalorização.

A Islândia, provavelmente, preparará a entrada na União Europeia neste ano de 2009. «Estamo-nos a preparar psicologicamente para que seja possível a entrada da Islândia na UE».

Como referi anteriormente, este acto da cantora islandesa não me surpreende de todo. O que me deixou a pensar foi, que caso a situação se passasse em Portugal qual o cantor que seria o substituto da Björk!? O Tony Carreira!? ... O Marco Paulo!? ou então a Ana Malhoa!? ...


Hummm... não me parece...

Sem comentários: