domingo, 25 de janeiro de 2009

Perturbação Narcísica da Personalidade!


Pois é... afinal também há mais uma pequena característica a apontar: Perturbação Narcísica da Personalidade! Vamos lá ver o que isto é na realidade...

As pessoas com a Perturbação Narcísica da Personalidade apresentam características que facilmente as distinguem das pessoas com a perturbação histriónica da personalidade.
A característica essencial consiste num padrão persistente de grandiosidade, necessidade de admiração e ausência de empatia, cujo começo pode ser detectado no início da idade adulta. Hipervalorizam, e fazem disso rotina, as suas capacidades, exageram nas suas realizações e o seu sentimento de grandiosidade fá-los parecer gabarolas e pretensiosos. São pessoas preocupadas com fantasias de sucesso ilimitado, poder, brilho, beleza ou amores ideais... Acreditam piamente que são superiores, especiais ou únicos e esperam que os outros as reconheçam como tal, sentem que só podem ser compreendidas ou se devem associar, com pessoas especiais ou de elevado estatuto, a pessoas “únicas”, “perfeitas”, “dotadas”. A sua auto-estima vê-se assim aumentada pela idealização que partilham com as pessoas a que se associam. Esperam sempre ser recebidos com grande pompa e circunstância ficando espantados se os outros não correspondem; procuram constantemente o elogio, muitas vezes seduzindo. São também característicos os comportamentos de arrogância e altivez, snobismo, desdém ou atitudes de complacência; por exemplo podem queixar-se da “rusticidade” e “estupidez” de um empregado desajeitado.

2 comentários:

T disse...

Pois, é mais ou menos isso.

É tramado.

A propósito, estou convencido que o nosso 1º Ministro tem isso.

Sílvia disse...

Pois, realmente tb és assim és... Cada vez te conheço menos...