segunda-feira, 14 de abril de 2008

7 pecados mortais

LUXÚRIA



A luxúria é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material.
Segundo a Doutrina Católica, é um dos sete pecados capitais e consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.





PREGUIÇA



Preguiça é a inactividade de uma pessoa, aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico. Também é um tipo de procrastinação.










AVAREZA



Avareza é o medo de perder algo que possui. Uma pessoa avarenta tem dificuldade de abrir mão do que tem, mesmo que receba algo em troca. Tem cuidado com seus pertences como uma pessoa egoísta. Prefere abrir mão do que tem menos valor e preservar o que é mais valioso. Acha que perder algo pode ser um desastre.





ORGULHO



Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Em Português a palavra Orgulho pode ser vista tanto como uma atitute positiva como negativa dependendo das circunstâncias. Assim, o termo pode ser empregue tanto como sinónimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade ou brio.
Algumas pessoas consideram que o orgulho para com os próprios feitos é um acto de justiça para consigo mesmo. Ele deve existir, como forma de elogiar a si próprio, dando forças para evoluir e conseguir uma evolução individual, rumo a um projeto de vida mais amplo e melhor. O orgulho em excesso pode-se transformar em vaidade, ostentação, soberba, sendo visto apenas então como algo de negativo.





VAIDADE



Vaidade é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada. Mostra com extravagância os seus pontos positivos e esconde os seus pontos negativos.
A vaidade é mais utilizada hoje para a estética, visual e aparência da própria pessoa. A imagem de uma pessoa vaidosa estará geralmente em frente a um espelho, a exemplo de Narciso.
Uma pessoa vaidosa pode ser gananciosa, por querer obter algo valioso, mas é só para causar inveja nos outros.





INVEJA



Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada à um objeto: a sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra.
Entretanto, a inveja não é uma característica intrínseca do género humano ela é fruto do egoísmo, em uma sociedade concorrencial.
Inveja é a última palavra de "Os Lusíadas" de Camões.





GULA



O pecado da Gula representa o desejo insaciável do ser humano de ter sempre mais do que já tem e precisa.
Na maioria das vezes, as pessoas consideram a gula o pecado de comer excessivamente e mais do que necessita. Mas esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem. Uma forma de cobiça.


Quem nunca foi tentado por um destes PECADOS MORTAIS???

3 comentários:

Sílvia disse...

sem duvida dos melhores posts do teu blog... adorei =)

e cheguei a conclusao que sou uma grande pecadora

Anónimo disse...

Confesso que é talvez o meu principal pecado, apesar de pecar em quase todos... mas a vaidade é sem duvida aquele que eu mais "uso". mesmo a minha namorada diz que nunca conheceu nenhum rapaz como eu... mas acima de tudo, gosto de me sentir bem. ADOREI as fotos!!!

Kem brinca k o fogo acaba smpr p/ se keimar...

Anónimo disse...

DIFICIL SE LIBERTAR DESTES VICIOS BRIGAR CONSIGO MESMO ,...ACHO QUE É A MAIOR GUERRA