quarta-feira, 19 de março de 2008

Desempregado e com um "canudo" na mão!




4,5% dos licenciados portugueses estão desempregados

O número de diplomados inscritos nos centros de emprego do Continente à procura de um primeiro emprego ou de uma nova oportunidade de trabalho é de 39.637, o que representa 4,5% do total da população, entre os 15 e os 64 anos, com habilitação superior. Estes números, respeitantes a Dezembro de 2007, revelam uma diminuição de 6,5% em relação ao período homólogo do ano anterior.

O curso de Enfermagem do Instituto Superior de Saúde do Alto do Ave é o que gera maior número de desempregados por número de diplomados entre os cursos que geraram mais de 60 diplomados entre 2003 e 2006. Segue-se o curso de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e o de Engenharia Química do Instituto Politécnico de Bragança.
Os dados foram divulgados hoje no relatório "A procura de emprego dos diplomados com habilitação superior", realizado pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI), unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
No quarto lugar deste "ranking" surge a licenciatura em Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e, em quinta posição, o curso de Ciências Históricas da Universidade Portucalense Infante D. Henrique.
Na sexta posição dos cursos que geram maior número de desempregados por número de diplomados, está a licenciatura de Psicopedagogia Curativa da Universidade Moderna de Lisboa. Segue-se o curso de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho e a licenciatura em Relações Internacionais da Universidade Lusíada do Porto. Em décima posição, está o curso de Humanidades da Universidade Católica Portuguesa.

*** Era aqui que queria chegar... Ao contrário do que muitos jornais andam a publicar, é o curso de Relações Internacionais da Universidade Lusíada do Porto com maior taxa de desemprego na área, e nao o curso leccionado na UNIVERSIDADE DO MINHO. Entendam isto apenas como uma correcção.


2 comentários:

Sílvia disse...

eu nem comento porque acho que me vou juntar a lista daqui a pouco tempo... é muito triste queimar pestanas durante anos pra nada...
mas vejo que ja conheces cao azul eh eh...

p.s. o proximo post devia ser sobre o eneb looolll...
na brinca, nao estragues o blog

Anónimo disse...

pois nm quero pensar nisto !
pois me espera esta vida univ tmb e n quero pensar q no fim vai sr para nd :(

ahhh .. e em relação a imagem pó desemprego eu vou , prefiro pensar "rock in rio EU VOU , nós vamos !"
eu querooooooo ;)
assinado : a rapariga mais boa qu conheces LOOOOOL ( AI MEU DEUS N TO BEM )
s.p ;D