quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Björk cria fundo para ajudar a Economia Islandesa!



Notícia pouco surpreendente, pelo menos para mim, o facto de a cantora Björk ter criado um fundo económico para ajudar o seu país a enfrentar a crise que atravessa. A cantora criou um novo fundo de capital com o seu próprio nome, com o objectivo de atrair capital de investidores para o seu país, de modo a sair da crise e enfrentar com outra postura os graves problemas que o Sistema Internacional atravessa.
Este fundo pretende captar diversos investimentos para projectos empresariais caracterizados pela sustentabilidade e inovação. Surgiu de uma parceria entre a cantora e a empresa financeira Audur Capital (constituída unicamente por mulheres).
A própria empresa tinha como capital inicial 100 milhões de coroas islandesas, o que corresponde a meio milhão de €uros.
Pretende-se ajudar na recuperação da própria economia, que está prestes a entrar na bancarrota graças aos efeitos da crise financeira e/ou económica, depois do Governo Islandês ter nacionalizado o sistema financeiro e a coroa islandesa ter sofrido uma drástica desvalorização.

A Islândia, provavelmente, preparará a entrada na União Europeia neste ano de 2009. «Estamo-nos a preparar psicologicamente para que seja possível a entrada da Islândia na UE».

Como referi anteriormente, este acto da cantora islandesa não me surpreende de todo. O que me deixou a pensar foi, que caso a situação se passasse em Portugal qual o cantor que seria o substituto da Björk!? O Tony Carreira!? ... O Marco Paulo!? ou então a Ana Malhoa!? ...


Hummm... não me parece...

Balanço de 2008

Bem... Chegou aquela altura de fazer um balanço final deste ano que está prestes a terminar. É certo que não posso quantificar nem qualificar tais 365 dias, mas posso afirmar que foi um ano deveras "estranho". Marcado por momentos de deitar as mãos à cabeça e desistir, momentos agradáveis, inesquecíveis...
Datas como 5 de Maio hão-de ficar gravadas na minha memória por muito tempo, pois faz-me recordar a pessoa que mais marcou a minha vida. Outra pessoa a quem tenho que agradecer é à minha amiga Biologia :p (uma vez que me trata por R.I.), pois é aquela amiga que está sempre lá... Palavras para quê? ... És única, obrigado! Há que agradecer á família todo o apoio que me têm dado! São a base da pessoa que sou hoje!
Amigos como o João, as Sandra´s e Lda, os colegas de casa, e os outros parolos todos de R.I. fazem-me sentir bem! Obrigadinho! TDB - Tudo de Bom para vocês! Ouah!
2008 foi um ano marcado por situações que me puseram à prova, que me fizeram crescer a tantos níveis, hoje sinto-me mais capaz para lidar com tanta coisa que no início do ano era impensável afirmar! Um ano de transição entre o puto que era e o Homem (sim, porque já me considero um Homem! eheheh) que me transformei! Foi bom assistir a toda esta passagem!

Ficam aqui os meus votos para um ano de 2009 em grande para todos vós, e que o novo ano seja propício à realização de todos objectivos que tenhais em mente, pois para mim será um ano de grandes decisões! Espero conseguir cumprir todas as mets a que me proponho!

^^

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Vida Suspensa


Sinto um ligeiro balancear em torno da minha vida. Qual Península perdida no mar, qual olhar desajeitado espreitando o meu sentido. Foco as manobras racionais dos seres capazes que insistem em debruçar-se sobre os planos frustrados de tantas almas errantes perdidas no meu horizonte.Obrigado por pertenceres à esfera que me protege, obrigado por seres o elo de ligação entre a solidão e o comodismo que insiste em permanecer. Tenho vontade de abrir as minhas asas e voar deste mundo... Voar pela noite fora em direcção ao meu paraíso coberto de incertezas e desilusões. Que vontade de me revelar um anjo perdido neste mundo esquizofrénico, povoado por frustrações andantes, alucinações decadentes e sorrisos simpáticos!
Assisto ao romper da corrente condutora da minha vida, pela qual imensas almas originais rasparam a sola das sandálias rumo à magnificência do seu ego. Caminho esse que eu tomarei, pois sou único, original, racional... Largarei as chinelas pelo caminho para o toque na corrente ser mais subtil e não as romper para já! Tais cordas hão-de partir aquando a passagem de todos os Anjos disfarçados e, aí sim, estarei pronto para assistir.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Hino ao desespero sentido!



Venham todos sem demora
Pelos caminhos e terraços sem parar
Preparem a garganta de aço e o peito sentido
Pois vão cantar... Cantar sem parar!

Guerra ao terror e ao pânico
Morte à inveja e tormento
Somos fortes meu povo
Conquistamos nosso alento!

Quero mover vales e montanhas
No sentido da oportunidade
Quero ficar contigo e fazer bis
Quero sentir teu corpo feliz.

Ergamos o nosso corpo e espírito,
Ergamos o nosso egocentrismo,
Sejamos boa gente com sentido crítico
No Norte, Sul, aqui e ali, lá longe... bem no abismo!

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Princípio do Fim



Distante,
Assisto ao princípio do fim
Olho para o campo frio
Para a fuga do rio
E desisto de mim.

Distante,
Como corpo andante
Num mundo que não é teu
Vejo-te distante
Como se o teu corpo não fosse meu.
Mentira de quem morreu,
Ou simplesmente pensou que nasceu.

Distante,
Senti o Princípio do fim
Uma troca de olhares
Um jogo de sedução
Um batimento distante
Sem dor nem emoção!

365 dias

É isso mesmo, passaram 365 dias desde a primeira vez que escrevi um post neste meu local. Coisas boas, coisas más... Escrevi de tudo!

...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Natal? Que é isso!?



Há alguns anos que ouço esta frase: "O Natal já não é o que era...". Sempre tentei contrariar este pensamento na minha cabeça. Ano após ano lutava para acreditar no espírito natalício. Não sou invencível e este ano rendi-me a tal pensamente. A 1 dia do Natal não sinto nada de especial em mim como sentia noutros anos. Cheguei hoje à minha aldeia e não senti no ar aquele cheirinho típico de Natal que todos os anos invade esta simples terra, envolvendo-me em tal época.
Verificamos que o sentimento consumista está a apoderar-se de todos! Quem será o responsável por tal situação!? A própria sociedade que de dia para dia formata o seu modelo social capitalista, ou será que o problema é mesmo meu só porque estou a crescer?

Sinto-me vazio porque pela 1ª vez não estou/vou viver intensamente a minha época festiva de eleição...

Ah, resta-me desejar a quem conseguiu descobrir o Espírito Natalício um Bom Natal!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

ODM - Objectivos do Milénio



Objectivo 2015 - Juntos podemos!

Em Setembro de 2000, chefes de Estado e de Governo de 189 países, incluindo Portugal, reuniram-se nas Nações Unidas. Ali assinaram a Declaração do Milénio, comprometendo-se a lutar contra a pobreza e fome, a desigualdade de género, a degradação ambiental e o vírus do VIH/SIDA. Assumiram ainda o compromisso de melhorar o acesso à educação, a cuidados de saúde e a água potável.

Para avaliar o cumprimento daquele compromisso, estabeleceram 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), a alcançar até 2015.

A Campanha Objectivo 2015 quer inspirar todos os cidadãos e organizações que acreditam que o Governo Português deve conceder mais e melhor ajuda pública
para o desenvolvimento (APD).

Em 2007, Portugal investiu 0,19% do seu Rendimento Nacional Bruto em APD.
O compromisso assumido foi o de investir 0,7% até ao ano 2015.

(Fonte: www.objectivo2015.org)

* Erradicar a pobreza extrema e a fome
* Atingir o ensino primário universal
* Promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres
* Reduzir a mortalidade infantil
* Melhorar a saúde materna
* Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças graves
* Garantir a sustentabilidade ambiental
* Fortalecer uma parceria global para o desenvolvimento


Quem diria que a Formação Residencial Agentes ODM iria deixar saudades!? Quem diria que a Foz de Arouce iria deixar saudades, bem como os banhos em água fria!? Quem diria que iria conhecer excelentes pessoas!? Adorei...




Foz de Arouce - Clube de Campo

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Twilight / Crepúsculo (o filme / a crítica)




Crepúsculo, o título de um filme que tem a sua origem na simples mudança de Isabella Swan para Forks (uma cidade do Estado de Washington) poderia ter sido o grande salto de Isabella na sua vida. Porém, o que será uma simples mudança de cidade, de vida, de amigos, de Escola... quando a actriz conhece Edward Cullen, misteriosos por natureza que a deixou desde logo fascinada, o que provocou uma viragem na sua vida a todos os níveis. Até essa altura Edward manteve sempre oculta a sua verdadeira identidade - a sua origem vampírica - no seio dos seus semelhantes. Nada nem ninguém está a salvo do desejo de tais seres, principalmente Isabella, o manjar tão desejado por um dos vampiros. Edward, que pela primeira vez sente desejo (não carnal) por alguém, e Isabella aceita lutar pelo seu amor, vivendo no limiar entre o terror e a vontade de ficar com Edward.

Elenco:

Kristen Stewart - Bella Swan
Robert Pattinson - Edward Cullen
Taylor Lautner Jacob Black
Billy Burke - Charlie Swan
Peter Facinelli - Dr. Carlisle Cullen
Elizabeth Reaser - Esme Cullen
Nikki Reed - Rosalie Hale
Ashley Greene - Alice Cullen
Jackson Rathbone - Jasper Hale
Kellan Lutz - Emmett Cullen
José Zúñiga - Sr. Molina
Ned Bellamy - Waylon Forge

**Gostaria de deixar uma pequena referência à participação de dois actores que, embora não estivessem em grande plano, conseguiram cativar-me! Carlisle Cullen (Peter Facinelli) o chefe do clã dos vampiros que, na minha opinião desempenhou um papel fantastico! Para mim, a acriz que mais me fascinou foi Alice Cullen (Ashley Greene) que conseguiu transmitir um misto de beleza, sensualidade, misticismo, caracterização da personagem, etc, etc... Adorei!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Estado



De mãos na cabeça, é assim mesmo que me encontro. De mãos na cabeça...
Cansado de dar o meu melhor e no fim o meu trabalho não é valorizado e, muito menos, recompensado. Horas e horas dedicadas a trabalhar para no fim ficar numa incerteza constante e permanente...
Desapontado comigo mesmo! O que é certo é que dei o meu melhor, mas nem tudo correu bem... Não percebo porquê, sou sincero... Farto que me tentem tapar os olhos e me encarem como um puto que nada sabe...
Confiante que bem lá no fim da caminhada possa vir a obter o resultado de tanto esforço e trabalho! ;)


Até lá... work, work and work...

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Pensamento do dia!

Hoje seria um daqueles dias em que não deveria acordar e passar directamente para o dia seguinte... Porém, lá me levantei e fui às aulas... Nada correu bem... Apenas me surgiu este pensamento no alto da minha imaginação, criatividade e originalidade:

Uma mulher bonita é aquela em que eu reparo. Uma mulher encantadora é aquela que repara em mim!



x)

sábado, 13 de dezembro de 2008

Bailam farrapos de sombras



Bailam farrapos de sombras cobertos de fantasmas do passado, que subtilmente vagueiam no abismo da incerteza, onde eu permaneço, onde eu me encontro, sozinho, desamparado... Farrapos esses que me penetram a pele e se apoderam do meu triste ser, da minha escuridão, do meu desespero.

Bailam farrapos de sombras que me enlouquecem com a sua melodia viciante e dolorosa, que me sugam a força de sentir como castigo da minha ambição de posse desajeitada de seres que transformei em sombras e sepultei no abismo. Onde tal segredo ficou fechado mas que despontou para o golpe final do ser que eu era.

Bailam farrapos de sombras que obstruem o estreito caminho rumo ao meu refúgio, que me impedem de alcançar o meu esconderijo, o meu forte respirar, ao invés destes odores fúnebres que resolveram atormentarem-me. O seu chamamento é intenso, suave e irrecusável, onde o encanto da sua doçura me perde no seu baile privado.

Bailam farrapos de sombras no meu luar como que a pedirem para eu as salvar!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Visão Exterior

Recentemente descreveram-me assim:

"Amigo dedicado, simpático, verdadeiro, fiel aos amigos (...), com muita pinta, giro, bom ouvinte, inteligente, divertido, indeciso, seco por vezes, atencioso (só quando me apetece), paciente, um bocadinho cínico quando não gosto das pessoas lol. Pouco receptivo em certas coisas, frio e distante, fechado, mal disposto pela manhã. Egocêntrico q.b. (...). Uma pessoa inesquecível" x)


Alguma coisa a acrescentar?


(...)

domingo, 7 de dezembro de 2008

Sentido nocturno



A passagem nocturna gera as cores e os tons que escurecem o sentimento transmitido para o espaço terreno, para o palco real onde actuamos diariamente. Aquele recinto que nos sufoca e nos enclausura cada vez mais, onde a nossa agilidade é posta à prova de dia para dia. Onde os bichos que nos perseguem, nos invejam, provocam-nos para testarem a nossa resistência, o nosso sentimento de tortura para com os mais fracos. Sinto a ganância e aquele sentimento de posse a rondar o meu espaço, esperando por aquele momento para invadir o meu suspiro que alenta o teu reino. Sinto-me ineficaz na construção do realce do teu olhar sobre o meu sentir, o meu querer, o meu semblante...

Sinto-me perdido no cruzar de dois destinos, na incerteza do amanhã, onde no sonho mais profundo te desejo aqui comigo. O mais incerto é saber que um dia me pertenceste e agora não me pertences mais desejo perdido. Penso no que será mais incerto, o passado que está sepultado em correntes nervosas, desejosas de rebentarem e revelarem sonhos perdidos, frustrados, mal amados. O presente comum a todos nós, sem nada a acrescentar. Ou então o futuro recheado de planos e objectivos traçados, ciente de que não passam disso...

O que é certo neste mundo banhado pelo incerto é que te amei, amo e amarei doce olhar, em todos os tempos e em qualquer incerteza!

sábado, 6 de dezembro de 2008

O meu estado desajeitado



Sinto-me a divagar com passo firme, com vontades ocas neste rumo em que se tornou a lentidão desesperada do meu ser que segue suspenso em trilhos desnudados. Já usámos todas as palavras nessa rua gasta, onde o silêncio permaneceu intocável! Usámos as nossas mãos, os nossos sentidos, até a calçada da rua sofreu o desgaste com vontades desajeitadas... Sinto-me só, despido de arte em emoções para te oferecer. Noutros tempos, tínhamos tanta arte para oferecer um ao outro.

Sinto-me perdido no tempo dos segredos onde a vontade alheia me invadiu e me sugou a sede de sentir, no tempo em que me perco na multidão, como um simples vulto. Fico à espera do pôr-do-sol, no momento em que os sujeitos deprimidos se cruzam por mim e me desprezam a tal ponto, que eu grito a 7 ventos aquilo que ficou por dizer, neste lugar desajeitado!