segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Mafalda Veiga "Restolho"


(Enterro da Gata - Braga/2007)


Mafalda Veiga "Restolho"

Geme o restolho, triste e solitário
a embalar a noite escura e fria
e a perder-se no olhar da ventania
que canta ao tom do velho campanário

Geme o restolho, preso de saudade
esquecido, enlouquecido, dominado
escondido entre as sombras do montado
sem forças e sem cor e sem vontade

Geme o restolho, a transpirar de chuva
nos campos que a ceifeira mutilou
dormindo em velhos sonhos que sonhou
na alma a mágoa enorme, intensa, aguda

Mas é preciso morrer e nascer de novo
semear no pó e voltar a colher
há que ser trigo, depois ser restolho
há que penar para aprender a viver

e a vida não é existir sem mais nada
a vida não é dia sim, dia não
é feita em cada entrega alucinada
prá receber daquilo que aumenta o coração

Geme o restolho, a transpirar de chuva
nos campos que a ceifeira mutilou
dormindo em velhos sonhos que sonhou
na alma a mágoa enorme, intensa, aguda

Mas é preciso morrer e nascer de novo
semear no pó e voltar a colher
há que ser trigo, depois ser restolho
há que penar para aprender a viver

e a vida não é existir sem mais nada
a vida não é dia sim, dia não
é feita em cada entrega alucinada
prá receber daquilo que aumenta o coração.



(Original)

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Obesidade Infantil



Já é considerada a doença dos novos tempos - a OBESIDADE, sobretudo a infantil. No entanto, ainda há pouca sensibilização em relação a este perigo. Os pais não tomam cuidado com a alimentação dos filhos. É frequentemente designada como uma epidemia que veio para ficar. E não imaginam as pessoas que a resolução de tal problema, passa na maioria dos casos por uma alimentação correcta e pela prática de exercício físico. Certo é que, neste momento, calcula-se que no futuro haja mais adultos que, para além de obesos, vão sofrer de patologias cardiovasculares, cada vez mais cedo. Vão ser mais atingidos pelos efeitos da diabetes tipo 2, que também sobe a olhos vistos nos jovens de hoje. Já para não falar de distúrbios da personalidade, decorrentes do estigma de ser gordo.

As pizzas, os hambúrgueres, as salsichas, a comida já previamente confeccionada que se coloca no microondas e os refrigerantes gaseificados são exemplos flagrantes.
«Não são totalmente proibidos, mas é preferível que sejam excepções do que uma regra diária», explica esta investigadora.
Há outra falha grave, que é a ausência de um bom pequeno-almoço, completo e diversificado.

O papel dos pais na obesidade infantil assume duas vertentes essenciais. Em primeiro lugar, emerge a questão inevitável da hereditariedade. A verdade é que, «em pais obesos há aproximadamente 50% de possibilidades de os filhos virem a sofrer do mesmo problema».

As raparigas estão mais sujeitas a este problema, no entanto a "epidemia" alastrou-se também aos rapazes. Problemas como AVC, hipertensão arterial e colesterol é o mais frequente surgir em pessoas obesas.

Em Portugal cerca de 30% das crianças entre os 7 e os 11 anos têm excesso de peso. Isto significa um percentil de IMC (Índice de Massa Corporal) superior a 85.

Portugal é o segundo pais europeu com maior prevalência de excesso de peso e obesidade em crianças. De acordo com dados da "Inter­national Obesity TaskForce" (IOTF), a Itália é o país europeu com maior prevalência de exces­so de peso e obesidade em crian­ças com cerca de 10 anos (36 por cento, dados referentes a 2001), seguida de Malta (35 por cento, segundo dados de 1992 que tive­ram apenas uma amostra de 519 crianças e, por isso, considera­dos pouco relevantes pelos inves­tigadores portugueses), Grécia (31 por cento, dados de 2000), Es­panha (30 por cento, dados entre 1998/2000) e Croácia (27 por cento, dados referentes ao ano de 1998).

Isto é um alerta para os pais, tomem cuidado com a sua própria alimentação, e principalmente, eduquem os seus filhos a terem uma alimentação equilibrada...

Aquele velho trocadilho, GORDURA = FORMOSURA está muito desactualizado!!!

Traje U.Minho


Dois modelos bem exemplificativos do traje masculino e feminino minhoto :)

O Traje Académico tem origem eclesiástica e surgiu com a finalidade de atenuar as diferenças de classes sociais dos membros do clero. Actualmente é considerado como uma forma da dignificação académica. Apesar de existirem diferenças de universidade para universidade, permanece a utilização da cor preta (intimamente associado ao movimento estudantil) e a insígnia bordada no casaco referente à Universidade ou Instituto que frequenta o estudante. Na Academia Minhota, o traje destaca-se pela sua originalidade. Denominado como “O Tricórnio”, este remonta ao século XVIII. Luís Novais é a pessoa a quem todos os estudantes devem agradecer esta tradição tão nobre. Por ser uma instituição muito nova, em 1989 enveredava-se e copiava-se o traje de Coimbra. No entanto, Luís Novais (presidente da Associação Académica da Universidade do Minho entre 1988 e 1991), aquando de um trabalho para uma disciplina do seu curso, descobre uns manuscritos no Arquivo Distrital de Braga, umas memórias de Ignácio José Peixoto. Estes manuscritos revelavam que Braga tinha no século XVIII uma universidade, na altura designada como Estudos Gerais. Nos mesmos manuscritos havia uma descrição dos trajes da época: “direi agora como trajavam os estudantes”. Posto isto, ao ganhar as eleições, Luís Novais decidiu renovar as tradições académicas da região e re-introduzir o traje que morrera com a expulsão dos jesuítas de Braga pelo Marquês de Pombal. Os manuscritos foram levados a um alfaiate que, baseando-se neles e em painéis de azulejos existentes na actual reitoria (também do século XVIII), desenhou o figurino corrente. Desde esta altura, em que Luís Novais foi “a primeira pessoa a sair à rua com ele vestido”, o traje tem, nos dias de hoje, um peso e um significado crescente no espírito académico.

Festas Académicas do Enterro da Gata — A primeira referência na imprensa relativamente ao "Enterro da Gata" reenvia-nos ao distante ano de 1889 e vem publicada no jornal "Aurora do Minho" com o título pomposo de "Enterro Xistoso". Lá se conta como um grupo de estudantes "para festejar o fim do ano e enterrar a gata" fizeram um "enterro xistoso e novo na espécie". A academia bracarense era então representada pelos estudantes do Liceu Nacional (hoje Escola Secundária Sá de Miranda), que estava sediado no Convento dos Congregados. O primeiro interregno nas festividades aconteceu entre 1934/35 e 1959. Salazar usaria a mordaça para calar a irreverência aos minhotos. O luto decretado por Coimbra após as manifestações de 1969 levaria a segunda interrupção entre 1970 e 1989. No estudo solicitado em 1989 pela Associação Académica da Universidade do Minho ao director da Biblioteca Pública de Braga, Dr. Henrique Barreto Nunes, concluiu-se que o 1º Enterro da Gata se havia realizado em Maio de 1889. Assim, e passados exactamente 100 anos sobre o seu nascimento, era retomada a tradição, agora nas mãos dos estudantes da jovem Universidade do Minho. A "gata" representa o indesejado insucesso escolar. É feito um velório em que a "Gata" é transportada pelas artérias da cidade seguida por um séquito que não pára de chorar a "finada". As festas têm a duração de uma semana e realizam-se todos os anos no início do mês de Maio.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Desisto? ... talvez não!



Penso na distância que ainda tenho para percorrer e... desisto!!! Desisto tão facilmente sem pensar em mais nada. Deito-me, esperando que a minha vida efémera passe lentamente por mim. Olho à minha volta, reparo que estou só, sem ninguém para me lançar uma mão, sem ninguém para me levantar... e... desisto!!!

Não faz sentido lutar quando à minha volta existem mil dedos apontados a mim, quando as sombras do passado me perseguem, perdendo-me no meu simples ser. Levanto ligeiramente o olhar, e não encontro o fim desta imensa estrada de alcatrão, coberta de pó envolta em luz. Esse mesmo pó em que o meu passado se transformou destrói o meu futuro e apaga a luz e o brilho da minha vida... Essa luz cega-me, oculta-me a direcção a seguir. Essa luz não é minha tento-a expulsar da minha vida que penetrou sem pedir autorização.
Desisto de sonhar, de esperar, de sentir, de acreditar...

Mas não desisto de lutar por mim!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Sweeney Todd: O terrível Barbeiro de Fleet Street




É preciso alguma coragem para se ver este filme. Com um fim totalmente inesperado (pelo menos da minha parte) prende-nos ao ecrã do início ao fim. Recomendo!!!

Atonement - "Expiação"




Um teste à inteligência e percepção dos acontecimentos. Sem dúvida, a não perder.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Direito de ser Canhoto



Direito de ser Canhoto
Canhoto ou Sinistromano é a palavra usada para definir todas aquelas pessoas que são esquerdinas, ou seja, que se utilizam mais da mão esquerda para os seus afazeres, como por exemplo escrever, abrir uma lata de sumo, cortar um pedaço de carne com uma faca, etc...

“CANHOTO” noutras línguas:
• latim (língua que falavam os romanos) - sinister - significa "demónio".
• romeno - bongo - significa "torto" ou "diabo".
• inglês (termo escocês) - gawk-handed - significa "canhoto", mas gawk quer dizer "pessoa estúpida".
• inglês (termo americano) - goofy é a pessoa que usa o lado esquerdo, mas também é usado para "pateta" e "trapalhão".
• italiano - mancino - significa "canhoto", mas quer dizer também "pessoa desonesta".
• francês - gauche - significa "esquerda", mas quer dizer também "pessoa desajeitada".
• francês - gaucher - significa "canhoto".
• espanhol - zurdo - significa "canhoto", e "ir azurdas" quer dizer "ir na direcção errada".
• russo - levja - significa "canhoto", é também um insulto e veio da expressão “no levo” que significa "mau", "vil". Quer também designar um traficante do mercado negro.
• polaco - lewo - significa "canhoto", é também algo ilegal ou proibido.
• alemão - linkisch - significa "desajeitado", links quer dizer "esquerda".


Breve historial sobre os canhotos:

Desde a mais remota idade que o canhoto vem sofrendo da sua condição. Só porque o destro sempre foi a maioria. Excepção à regra é o grego que foi o único a favor do esquerdo, no que se refere ao sinónimo. O termo grego que designa a mão esquerda tem o sentido de “melhor”.
Já os seguidores de Maomé chegaram ao ponto de afirmar que Deus tinha duas mãos direitas.
E porque será que a mão esquerda incomoda tanto os destros???
Na idade média, sabe-se que a inquisição iria queimar os canhotos, como sendo praticantes de bruxarias.


Porque não se deve contrariar um canhoto

O canhoto não deve ser contrariado na sua lateralidade, uma vez que poderão surgir perturbações...

Ao nível físico:

Enurese (incontinência da urina); Gaguez; Estrabismo; Comicialidade (crise de epilepsia); Onicofagia (hábito de roer as unhas).
Ao nível intelectual:
Preguiça; Lentidão; Má ortografia; Dislexia (dificuldade em ler e compreender a escrita).

Ao nível afectivo:

Sentimento de inferioridade; Timidez; Renúncia em procurar o mínimo de sucesso; Insociabilidade.


O que faziam aos canhotos para os obrigar a escrever com a mão direita...

• Amarravam-lhes a mão esquerda atrás das costas para só usarem a direita;
• Davam castigos duros a quem fosse apanhado a escrever com a mão esquerda;
• E batiam, para que não se pudessem esquecer disso...
As pessoas não se lembravam era que os canhotos só não escreviam com a mão esquerda, mas tudo o resto (varrer, cavar, pegar em algo, torcer, engomar, apertar, usar ferramentas, etc.) continuava a ser feito com a sua mão preferida!
Pois, e tudo porque o lado esquerdo significa o que é mau. Uma tradição e crença muito antiga.


Canhoto ou Destro?

A preferência pela mão direita ou esquerda nota-se em numerosos gestos do quotidiano. A lateralidade de uma criança pode ser avaliada mercê de pequenos testes simples.


Aqui ficam alguns exemplos:

• Peça à criança que suba uma escada e observe qual é o pé que avança primeiro.
• Observe com que pé chuta uma bola.
• Dê-lhe um óculo ou um caleidoscópio e veja qual é o olho que utiliza.
• Dê-lhe um despertador e repare a que ouvido o encosta para ouvir o tique-taque.
• Observe com que mão pega na colher, num lápis, na escova de dentes ou que mão se penteia.

Se destas observações chegar à conclusão de que a mão esquerda é a preferida ou a dominante não se preocupe e sobretudo não tente contrariar esta tendência natural.


Canhotos famosos

Leonardo da Vinci; Alexandre “O Grande”; Carlos Magno; Jimy Hendrix; Príncipe Carlos; John McEnroe; Os Beatles Paul e Ring; Pablo Picaso; Beethoven; Charles Chaplin; Marilyn Monroe; Miguel Angelo; Ronald Reagan; Bill Clinton; Robert Redford; Bill Gates; Rosa Mota; Pelé; Eusébio; Miguel Esteves Cardoso; Marcelo Rebelo de Sousa; Armando Gama Futre; António Lobo Antunes; Hugo de Oliveira (...)
...
Entre tantos e tantos que no anonimato desenvolvem a sua actividade extraordinariamente.


CURIOSIDADES:

- Os árabes e os hebreus escrevem da direita para a esquerda;
- No Japão, oficialmente, não é permitido o uso da mão esquerda. (Então quer dizer que não existem canhotos!?)
- Se num casal ambos forem destros as possibilidades de terem um filho canhoto é apenas de 8%; Caso um dos dois seja canhoto, a probabilidade já aumenta para 20%; Então se ambos são canhotos, a possibilidade de terem um filho que use a mão esquerda é superior a 50%.
- Em 1980, um polícia americano canhoto, foi despedido pelo facto de se ter recusado a usar o coldre da pistola no lado direito.
- Um distribuidor dos correios americano foi a obrigado a distribuir as cartas com a mão direita.
- 30% dos destros são esquerdinos nos gestos espontâneos.
- Os escuteiros cumprimentam-se à canhota.
- O dia 13 de Agosto foi proclamado pela Associação internacional de Canhotos, com sede nos EUA, como sendo o Dia Mundial dos Canhotos.


A César o que é de César.
Ao canhoto o que lhe é de direito:
O DIREITO DE SER CANHOTO!!!